Posted by gb | Posted in | Posted on 18:28
Representantes se reúnem com Comitê Organizador para 'atualizar informações'. Presidente Teixeira não fala do encontro: 'Céu bonito hoje'
O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 recebeu nesta segunda-feira representantes das cidades-sede no prédio da CBF, Zona Oeste do Rio. Alvo de duras críticas por parte da Fifa, a preparação brasileira para organizar o Mundial foi o assunto em pauta. Apesar disso, os presentes negaram que o encontro tenha servido para um "puxão de orelhas".
Representantes de 11 cidades estiveram presentes no evento. A única a não participar foi Belo Horizonte, que ao mesmo tempo estava sendo vistoriada pelo Comitê Organizador.
- Não houve queixa, o que houve foi um desejo de aproximação entre as cidades-sede e o LOC (Comitê Organizador Local, sigla em inglês) no sentido de nos ajudar na superação. Não houve queixa ou repreensão. Há um esforço que a gente sente no Dr. Ricardo (Teixeira, presidente da CBF e do Comitê) em ajudar a cumprir os prazos, e não repreender - explicou Ney Campello, superindente do Estado da Bahia para assuntos da Copa de 2014.
Luiz de Carvalho, assessor de Curitiba para o tema Copa 2014, também negou qualquer reprimenda.
- Foi um encontro amigável de atualização de informações - disse Carvalho.
De fato, o tom do encontro não foi assim tão ameno. O Comitê cobrou uma postura mais incisiva das cidades no sentido de agilizar o início das obras. O prazo era até 3 de maio, mas apenas metade das cidades havia iniciado os trabalhos até então, o que gerou pesadas críticas de Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa.
(Foto: João Paulo Garshagen/Globoesporte.com)
Após o encontro, Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê, foi conhecer o novo ônibus da seleção brasileira. Ao sair, foi interpelado pela imprensa a respeito da reunião. Ele respondeu com ironia para desconversar.
- Céu bonito hoje, hein? - limitou-se a dizer Teixeira.
Ainda de acordo com o representante da Bahia, um dos assuntos debatidos no encontro foi a necessidade da criação de um empresa para intermediar a liberação de verbas de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). No momento, cada cidade-sede deve criar ou indicar uma empresa. Estuda-se que apenas uma represente as 12 sedes.
No momento, o andamento das obras está sendo vistoriado pelo Comitê. Após o fim da visita a todas as sedes, será enviado um documento a cada cidade, para que ela então apresente seu projeto já com todas as garantias financeiras.
Outro pedido das cidades foi para que sejam estabelecidos prazos diferentes para cada uma das sedes. Até o momento, os prazos sempre foram iguais para todas.
Comments (0)
Postar um comentário