No duelo de campeões estaduais, Bota e Santos empatam no Rio

Posted by gb | Posted in | Posted on 19:04

Vencedores do Carioca e do Paulistão, times brindam torcedor com ótimo espetáculo. No fim, igualdade no marcador e emoção até o último minuto

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/05/08/locoabreu_andre_glo.jpg300.jpg

Deu empate no duelo entre os campeões carioca e paulista. Botafogo e Santos empataram por 3 a 3, na noite deste sábado, no Engenhão, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro-2010. O duelo pela primeira rodada foi marcado pela boa atuação dos dois times, que buscaram o gol a todo instante no Rio de Janeiro. Mesmo sem cinco titulares, o Peixe teve mais domínio e vencia o jogo até os 43 do segundo tempo, mas Herrera deixou tudo igual usando a arma mais eficiente do time carioca: a cabeça.

Com o resultado, as duas equipes somaram seu primeiro ponto na competição nacional. Na próxima rodada, o Bota vai pegar o São Paulo, no Morumbi. Os paulistas encaram o Ceará, na Vila Belmiro. Os dois jogos serão no próximo domingo, dia 16.

Glorioso abre o marcador, leva a virada do Peixe e iguala tudo no fim da etapa inicial

Incentivado pelo seu torcedor, o Botafogo iniciou a partida priorizando os contra-ataques e, principalmente, as bolas aéreas lançadas para o uruguaio Loco Abreu, como de praxe. Já o Santos procurava chegar ao gol de Jefferson com os toques de bola da garotada comandada por Neymar. Sem cinco titulares (Léo, Edu Dracena, Arouca e os astros Paulo Henrique Ganso e Robinho), todos poupados para o jogo da próxima quarta-feira contra o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil, os paulistas não se intimidaram com a pressão das arquibancadas.

Mas foi o Botafogo quem abriu o marcador. A tática tão utilizada na campanha do título carioca surtiu efeito diante do campeão paulista. Aos seis minutos, Túlio Souza cobrou escanteio, e a defesa do Santos afastou mal. Fábio Ferreira chutou ainda pior, da entrada da área, mas Antônio Carlos acompanhava a jogada e consertou. Dentro da área, o zagueiro só teve o trabalho de deslocar Felipe, de cabeça, para abrir o placar no Engenhão e incendiar o torcedor. Porém, o Peixe não sentiu o golpe e seguiu com maior posse de bola.

Após tanto rondar a meta dos donos da casa, o visitante conseguiu igualar e virar o marcador em apenas dois minutos. Aos 30, Alex Sandro deu ótimo passe para Marquinhos já dentro da área. Livre, o meia olhou para a marca do pênalti e rolou para Neymar. O garoto bateu de primeira para empatar. O goleiro Jefferson nada pôde fazer. Em seguida, Somália cortou mal e serviu André. Na entrada da pequena área, ele chutou forte no canto direito: 2 a 1.

A virada esfriou o ânimo dos torcedores no Engenhão. Mesmo desfalcado, o jovem time do Peixe tocava a bola, impondo o seu ritmo de jogo. Quando parecia que os paulistas levariam a vantagem para o intervalo, o Botafogo empatou. Aos 45, Alessandro cobrou falta na entrada da área e acertou o traseiro do árbitro Leonardo Gaciba, que tentou sair, em vão, da trajetória da bola. Renato Cajá foi esperto e tocou para Antônio Carlos. Livre, o zagueiro concluiu e igualou o placar, acordando novamente a torcida no Engenhão.

Dois gols na etapa final selam a bela apresentação de Santos e Botafogo

O Botafogo voltou para o segundo tempo mais ofensivo. Joel apostou nas entradas de Edno e do talismã Caio nas vagas de Túlio Souza e Renato Cajá, respectivamente. As duas equipes se lançaram ao ataque em busca do terceiro gol. Aos dois minutos, Madson recebeu pelo lado esquerdo da grande área e soltou a bomba. Jefferson defendeu em dois tempos, evitando o gol dos paulistas.

Após o lance, o Botafogo subiu de produção e passou a assustar mais o adversário. As alterações feitas por Joel surtiram efeito, principalmente por conta de uma aproximação maior entre o setor de meio-campo e a dupla de ataque formada por Abreu e Herrera. Aos 13, o uruguaio subiu mais do que a zaga do Peixe e cabeceou por cima do gol de Felipe. Um minuto depois, o argentino quase deixou a sua marca. Ele passou por dois adversários e chutou de fora da área, rente à trave direita.

A partir da saída de Neymar, aos 18, o Santos caiu de produção e passou a ser pressionado pelo Botafogo. Sem um de seus principais jogadores, o Peixe foi obrigado a marcar mais de perto o quarteto ofensivo dos donos da casa. E foi aí que surgiu o primeiro cartão amarelo da partida. Aos 22 minutos da etapa final, Alex Sandro foi punido por Leonardo Gaciba após falta dura no argentino Herrera.

O ritmo da partida caiu a partir dos 25 minutos. As duas equipes erravam muitos passes e abusavam das faltas. Sem Neymar, Madson e Wesley eram os responsáveis por organizar os lances de ataque do Peixe. E foi um uma jogada do volante que os paulistas voltaram a ficar em vantagem no marcador. Aos 35, ele cruzou na cabeça de Zé Eduardo, que só escorou para tirar Jefferson da jogada e marcar o terceiro dos visitantes.

Mais uma vez, o Botafogo foi obrigado a correr atrás do marcador. E teve o esforço premiado. Aos 43, Marcelo Cordeiro bateu falta da direita, e Herrera se antecipou a Felipe, tocando de cabeça para empatar. O Alvinegro carioca ainda teria mais uma chance em nova cobrança de falta próxima à area - Alex Sandro, do Peixe, foi expulso no lance ao receber o segundo amarelo. Porém, Marcelo Cordeiro desta vez errou o cruzamento ao acertar a barreira. Em seguida, Gaciba encerrou o jogo, cujo resultado acabou sendo justo pelo esforço das duas equipes.

Comments (0)

Postar um comentário