Campeão brasileiro ajuda crianças africanas acusadas de 'bruxaria'

Posted by gb | Posted in | Posted on 02:04

Baiano Jojó de Olivença busca apoio financeiro para voltar à Nigéria, onde dá aula de surfe para jovens de comunidades carentes


Jojó de Olivença projeto África
Jojó e as crianças do projeto

Bicampeão brasileiro, o baiano Jojó de Olivença travou uma dura disputa no continente africano, onde foi pela primeira vez no início do ano. No sul da Nigéria, ele se deparou com crianças abandonadas pelas famílias por serem acusadas de bruxaria. E tentou, com o surfe, ajudá-las a mudar de vida. Agora, ele busca apoio financeiro para continuar o projeto.

- O dia que vimos alguns deles de pé sobre uma prancha, nós mesmos surfamos na ideia, e abraçamos o impossível, pois o simples sorriso de prazer em seus rostinhos já nos valeu o próprio existir. Nós nos demos conta de que a rotina esportiva pode vitalizar a vidinha de quem vive feito múmia infantil.

O melhor surfista do Brasil em 1988 e em 1992 conta que se viu diante de cenas fortes. Orientados por pastores, as famílias abandonavam suas crianças por acreditarem que elas eram as responsáveis por enfermidades e calamidades. Segundo Jojó, tais igrejas cobram pela "cura".

Jojó de Olivença projeto África
Jojó ajuda uma menina a surfar

- Nós testemunhamos jovenzinhos que são amarrados à cama, sacerdotes que pingam sangue em seus ouvidos e olhos, orações feitas com elementos fetichistas adicionais como: chá de raízes, pingos de velas sobre as barriguinhas e muita violência física e emocional, pois um sentimento de perplexidade, confusão e pavor toma as crianças que conhecemos e abraçamos.

Comments (0)

Postar um comentário