Proteção usada por Julio Cesar tem peça de metal, dizem jornais

Posted by gb | Posted in | Posted on 09:08

Colete com barbatanas metálicas ficou aparente durante jogo contra Portugal. Médico diz que goleiro tem uma protrusão discal

 
http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/06/26/frame_juliocesar02_30.jpg 
Durante atendimento, proteção com metal usada pelo goleiro fica aparente (Foto: reprodução Sportv)
 
Uma das imagens que mais ficaram marcadas no empate por 0 a 0 entre Brasil e Portugal, na última sexta-feira, foi a do atendimento ao goleiro Julio Cesar após uma colisão com o português Raul Meirelles. Após o choque, a camisa de Julio Cesar se rasgou e, por baixo das duas outras camisas que o goleiro usava, apareceu um colete lombar. No momento em que era atendido pelos médicos, foi possível ver um material aparentemente metálico em forma de U junto ao colete.
Na zona mista, após o jogo, Julio Cesar foi perguntado sobre o material. Segundo "O Globo" e "O Estado de S. Paulo", o goleiro admitiu que a peça é metálica, mas pediu para que isso não fosse revelado:
- É por causa da Fifa, tem ferro - disse o goleiro, segundo "O Globo"
- Tem um negócio de ferro ali, mas não vai escrever isso, por causa da Fifa, senão você vai me ferrar - disse Julio, segundo "O Estado de S.Paulo".
Por causa disso, o preparador de goleiros Wendel Ramalho teria retirado o material e o escondido dentro de um agasalho da CBF após o apito final. Questionado sobre se havia alguma parte de metal na proteção que o goleiro usa, o médico José Luiz Runco foi categórico ao responder.
- Não, não... – disse.
A Lei IV da FIFA diz textualmente que "um jogador não pode usar nenhum equipamento que possa ser perigoso para ele mesmo ou para outro jogador" - mas não fala textualmente nada sobre materiais. A questão é se a peça aparentemente metálica usada pelo goleiro poderia causar o citado perigo.  Segundo o comentarista  Arnaldo César Coelho, a questão não é fácil:
- Se for apenas uma bandagem, a CBF não precisa consultar ninguém. Mas se tiver algum objeto mais duro ali e que possa colocar em risco um adversário numa eventual dividida, aí é necessário pedir autorização do árbitro.
O ex-árbitro da FIFA e também comentarista Renato Marsiglia chamou atenção para outro ponto:
- O árbitro deve ser consultado. O caminho natural é a CBF procurar a Fifa, que delega a decisão ao árbitro, que pode aceitar ou não. Como fez a Costa do Marfim com a proteção que o Drogba usou no braço. Normalmente, antes do jogo, o trio de arbitragem confere chuteiras, caneleiras, brincos, anéis, colares... Agora, se o árbitro percebe que tem algo diferente num jogador e sem ele ter sido consultado, pode mandar o atleta retirar a proteção ou então pedir para que o jogador seja substituído
No caso citado por Marsiglia, a seleção brasileira tentou impedir que o atacante Drogba, da Costa do Marfim, atuasse com uma proteção no braço, fraturado pouco antes do Mundial da África do Sul. Justamente por acreditar que havia metal no objeto. O jogador atuou e fez um gol na derrota por 3 a 1 para o Brasil.
Julio Cesar afirmou também que a proteção usada é comum no seu dia-a-dia. Segundo o camisa 1, é apenas algo que o deixa mais confortável. Segundo Runco,  o problema de Julio Cesar é uma protrusão. De acordo com dicionários médicos, isso é uma saliência ou o deslocamento para frente de alguma membrana, osso ou músculo. No caso da protrusão discal, o problema ocorre nos discos que formam a coluna vertebral.
Esse problema atrapalhou o goleiro na preparação para a Copa do Mundo. Depois de sofrer uma pancada no primeiro tempo do amistoso contra o Zimbábue, ele ficou alguns dias treinando à parte para se recuperar.

Comments (0)

Postar um comentário